Origem dos metazoários
DEPARTAMENTO DE SISTEMÁTICA E ECOLOGIA
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
HIPÓTESES DA ORIGEM DOS METAZOÁRIOS
ORIGEM DOS METAZOÁRIOS
Desvendar a origem dos animais é uma das maiores questões na
Zoologia. Devido à inexistência de um registro fóssil do provável ancestral metazoário foram formuladas várias hipóteses a partir do final do século XIX, com os trabalhos do zoólogo Ernst Haeckel. As diversas hipóteses sobre a origem dos metazoários se diferenciam pelos “atores” envolvidos e pela definição das estruturas para o estabelecimento de homologia, isto é, quais estruturas dos possíveis ancestrais protistas (unicelulares) seriam homólogas a quais estruturas dos metazoários (multicelulares).
Acredita-se que os verdadeiros animais tenham surgido como um grupo monofilético a partir de um ancestral protista, há mais de 700 milhões de anos atrás. A dúvida está em qual protista? Há três teorias sobre a possível origem:
1. Hipótese ciliada sincicial: (ancestral:protista ciliado): Sugere que o metazoário ancestral foi um protista ciliado, multinucleado, com simetria bilateral, que teria modo de vida bentônico (rastejando no fundo com sua abertura oral dirigida para frente raspando o substrato). Em um passo evolutivo maior as superfícies nucleares são divididas pela formação de membranas celulares, produzindo uma epiderme celular contornando uma massa sincicial interna o que confinava a atividade de cada núcleo a certas regiões do corpo e assim se tornaram internamente compartimentados. O resultado disso e de outras mudanças foi um organismo acelomado semelhante a um turbelário (filo Platyhelminthes).
Assim, esta teoria sugere que os primeiros ancestrais dos Metazoa eram acelomados e bilaterais). Esta teoria é reforçada pelas grandes similaridades entre os ciliados modernos e vermes achatados acelomado quanto a tamanho, forma, simetria, local da boca e cílios na superfície. No entanto, alguns fatores