Movimento Uniforme
(1°) Porque a velocidade não é constante?
Resp. Porque existem erros e oscilações de suas medições e cálculos dependendo da pessoa e do instrumento usado.
(2°) Comparar “Vm” com a velocidade obtida pelo gráfico.
Resp. Está aparentemente diferente, pois esse tipo de linha de tendência (o gráfico) é usado para criar uma linha reta de melhor ajuste para conjuntos de dados lineares simples. Seus dados serão lineares se o padrão nos pontos de dados se parecer com uma linha. Uma linha de tendência linear geralmente mostra que algo está aumentando ou diminuindo a uma taxa constante. A equação que é exibida pode gerar resultados incorretos quando você digitar manualmente valores de x. Para aparência, cada valor de x é arredondado no número de dígitos significativos que são exibidos no gráfico. Esse comportamento permite que a equação ocupe menos espaço na área do gráfico. No entanto, a precisão do gráfico é significativamente reduzida, que pode causar uma tendência parece estar incorreto.
Uma linha de tendência linear usa esta equação para calcular o menor ajuste quadrado para uma linha: onde m é a inclinação e b é a interseção.
Observe que o valor de R-quadrado é 0, 9981 (um número de 0 a 1 que revela com que precisão os valores estimados para a linha de tendência correspondem aos seus dados reais) que é um ajuste da linha com os dados. Portanto, a linha de tendência será imprecisa se exibida nesses tipos de gráficos. Esse comportamento é por design.
(3°) Quais as fontes de erros?
Resp. O atrito do objeto analisado, o reflexo da pessoa que está marcando o cronometro, o funcionamento do cronometro, a localização e o ângulo de visão da pessoa que esta cronometrando.
(4°) Relatório
Para realizar a experiência foi usada uma régua marcada na mesa medindo um metro, enumerado de 0(zero) á 10(dez), para indicar a passagem de cada 10(dez) centímetros, e ainda um objeto de madeira amarrado por um cordão, a um instrumento mecânico que rodava e enrolava o cordão,