Isoladores Eletricos
Isoladores ou dielétricos são materiais com alta capacidade de resistir ao fluxo de corrente elétrica. Estes materiais têm os elétrons fortemente ligados aos núcleos dos seus átomos, sendo assim necessária uma grande energia para retirar e movimentar os elétrons em materiais isolantes Uma definição básica sobre isoladores é dizer que ele isola algo de alguma coisa, contudo essa é uma definição muito generalizada, o trabalho em si consiste em isoladores elétricos, possuindo um grande valor de resistência elétrica e poucos elétrons livres em sua estrutura (à temperatura ambiente), não permitindo a livre circulação de cargas elétricas, portanto, atua inversamente ao condutor elétrico. Os tipos mais usados de isoladores são os cerâmicos, vítreos e poliméricos.
Isoladores Cerâmicos
As aplicações para isoladores do tipo cerâmico são muito variadas. No sistema elétrico eles podem ser usados na transmissão de alta tensão, Normalmente os materiais cerâmicos são ótimos isoladores elétricos e na maioria desses materiais sua resistividade (R) é maior que 10 14 Ohms. Eles também podem ser usados fora da elétrica, como em fornos siderúrgicos, telhas, tijolos, dissipadores de calor em placas de computador, entre outras e muitas aplicações. Para os fabricantes de isoladores cerâmicos há algumas complicações como:
• Obter matérias primas adequadas para os processos de fabricação. • Adequar os processos para isoladores de grandes dimensões e em demandas cíclicas. • Reduzir o tempo de fabricação. • Baixar os custos e manter o mercado, já que surgem cada vez mais novos materiais.
A seguir alguns tipos de isoladores:
Tipo Ceramico Tipo discoTipo Pino
Tipo pedestal Isoladores Vitreos
Isoladores vítreos, por sua vez, são amplamente utilizados em linhas de transmissão, especialmente em linhas de alta e extra alta tensão, onde constituem 70% dos isoladores utilizados devido à sua relativa confiabilidade e facilidades de manutenção Os