Movimento social e teoria da agressão
Psicologia Social II
Movimento social x Teoria da agressão: Os Justiceiros.
De acordo com o site Guia do estudante um movimento social é referente “à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs)”.
O Brasil vem passando por uma onda de movimentos sociais diversos desde meados do ano passado. O que começou como um protesto contra o aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus passou a uma onda de insatisfação nacional contra os abusos do governo nos gastos da Copa do Mundo 2014 que será realizada no país, pela corrupção dos políticos brasileiros e pela falta de qualidade dos serviços básicos prestados ao cidadão pelo governo; saúde, educação e segurança.
Apesar dos protestos que pararam o país no ano passado terem se dissipado as suas consequências seguem. Desde então, recorrentes protestos e movimentos ocorrem contra uma serie de insatisfações. Um movimento que ganhou força no país desde o começo desse ano de 2014, no entanto, vem causando polemica: os justiceiros. Essas pessoas fazem justiça com as próprias mãos acreditando que a segurança do governo não protege mais cidadão como deveria.
O primeiro caso de justiceiros que foi grandemente noticiado no país foi o de um rapaz de 15 anos que foi espancado e amarrado nu em um poste durante a noite por diversos homens que o acusaram de roubar bicicletas na região.Desde então esse movimento ganhou força. Muitos cidadãos que se consideram prejudicados pela falta de segurança no país resolveram fazer justiça com as próprias mãos. O caso começou com ladrões e supostos criminosos sendo amarrados, agredidos e detidos. No entanto, a violência desses grupos, que se encontram em diversos estados, vem atingindo um nível