movimento sociais
Por outro lado, devemos destacar que os movimentos sociais possuem uma relação conflituosa com o Estado, uma vez que aqueles movimentos desejam alterar a própria composição do mesmo, com vistas a alcançar alguma melhoria social e alterar o "status quo" que favorece as elites estabelecidas.
Não obstante, aqueles movimentos sociais são o modo como os cidadãos encontram para protestar ou reivindicar direitos que lhes são garantidos por Lei. Portanto, são reproduções da sociedade organizada, que lança mão de instrumentos interventivos, distintos de acordo com cada contexto histórico especifico e que se compõe a partir da demarcação de adversários em torno de uma identidade ou identificação, salientando ainda importância de um projeto para um contínuo processo de construção identitária que resultará somente a partir de múltiplas articulações.
Portanto, este tipo de fenômeno surge quando um determinado grupo nota, enquanto coletividade, que fazem parte de um agrupamento comum, levando-os a defenderem politicamente as causas que acham pertinentes e essenciais.
Note que é preciso uma forte relação afetiva para com a causa social em questão, posto que, frente a uma determinada situação, uma mesma reivindicação pode afastar outros grupos sociais que não se identificam com aquela causa. Portanto, a ação coletiva de um grupo organizado tem como finalidade conseguir transformações sociais a partir da luta política, a qual esta