Movimento separatista dos estados do sul do Brasil
Seminário Integrado
Movimento Separatista dos Estados do Sul do Brasil
Projeto de pesquisa
Cássio Yuri Oliveira
Eliane da Silva
Orientadora: Karine Aparecida Petzold
Sobradinho, RS, Brasil
2013
Cássio Yuri Oliveira dos Santos
Eliane da Silva
MOVIMENTO SEPARATISTA DOS ESTADOS DO SUL DO BRASIL
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico – Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti – como requisito para a obtenção de aprovação na avaliação final.
SOBRADINHO – RS
NOVEMBRO/2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar e compreender os acontecimentos atuais e passados relacionados ao movimento separatista dos estados do sul do Brasil. Tendo como base o acontecimento mais marcante deste movimento a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, ocorrida entre 1835 a 1845. Foi o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.
A ideia de separatismo entre os estados do sul e o Brasil, iniciou-se quando o povo gaúcho passou a discordar da forma que o governo cobrava os impostos sobre os produtos exportados pelo estado, assim tornando os produtos argentinos mais acessíveis aos outros estados, além do império brasileiro não pagar indenização pelas recorrentes guerras de fronteiras entre o Brasil e os países da América Platina. Isso levou o povo a tomar iniciativas e buscar formas de lutar por um governo mais justo que defendesse os interesses do povo e tornasse a vida no estado melhor, formou-se, então, um grupo de revoltosos liderados por Bento Gonsalves, os chamados Farrapos, que primeiramente buscaram estabelecer