Cultura
Genericamente, a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem. Não somente por conviver em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela.
• Culto x Inculto: Não se pode dizer que alguém é totalmente inculto, pois isso é muito abrangente, como também não se pode julgar os outros, pois todos são cultos naquilo que lhes interessa. É algo subjetivo, no entanto, deve-se ter a base para poder ser culto. No dia-a-dia das sociedades civilizadas, um pessoa culta costuma ser vinculada à aquisição de conhecimentos e práticas de vidas tidas como melhores ou superiores.
• Definições: -Agricultura: se refere ao cultivo e vincula-se à natureza. É um conhecimento adquirido no dia-a-dia, no estado cívico. -Ciências Sociais: Iluminismo fez com que vissem além da natureza e se baseassem no homem, na sua história. É definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. A cultura sempre se renovará, porque sempre mudamos de pensamento e ela também depende da área que será classificada, e precisa ser um conhecimento útil, pois senão não adiantará. -Biologia: A cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. -Filosofia: É explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. -Antropologia: É compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
•Cultura x Civilização: A civilização começa a interferir, no Brasil, no período em que processo de colonização ocasionou o etnocídio da cultura dos indígenas que aqui habitavam. A cultura muda em relação ao tempo, lugar e influências. Uma cultura não pode desaparecer por completo, mas pode influenciar ou se transformar em outras. Os tabus