Movimento sem terra
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, mais conhecido como Movimento dos Sem Terra, sigla MST, é um movimento de massa que luta, basicamente, por terra, pela reforma agrária e por mudanças na sociedade.
Época que nasceu?
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST surgiu na década de 70 determinada por vários fatores, sendo o principal deles o aspecto socioeconômico das transformações que a agricultura brasileira estava sofrendo. Nessa época a lavoura sofreu um processo intenso de mecanização.
No dia 7 de setembro de 1979 agricultores sem terra ocupam uma gleba no Rio Grande do Sul, a invasão foi promovida pela Comissão Pastoral da Terra, em resposta ao descaso do governo com a política agrícola do país. Invasões foram ocorrendo em todo país prenunciando a necessidade de uma organização única.
O MST foi fundado em 1984, no 1º Encontro dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Cascavel, Paraná. Hoje atuam em 23 Estados e estão organizados:
Objetivos
O MST construiu ao longo da sua história seis objetivos principais, alguns foram anexados ao longo de sua existência, outros existem desde que o movimento foi fundado em 1985. Os objetivos são:
Construir uma sociedade sem exploradores e onde o trabalho tem supremacia sobre o capital.
A terra é um bem de todos. E deve estar a serviço de toda a sociedade.
Garantir trabalho a todos, com justa distribuição da terra, da renda e das riquezas.
Buscar permanentemente a justiça social e igualdade de direitos econômicos, políticos, sociais e culturais.
Difundir os valores humanistas e socialistas nas relações sociais.
Combater todas as formas de discriminação social e buscar a participação igualitária da mulher.
O MST nasceu sob o estímulo da Comissão Pastoral da Terra (CPT) para corrigir a desigualdade na divisão da propriedade de terra no país. Mais os
Seus três grandes objetivos, além da conquista da Terra são a Reforma Agrária e a Transformação Social.
Reforma agrária,