Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, diferente do Movimento
Retilíneo Uniforme, é caracterizado por variar uniformemente a velocidade em função do tempo. Pode ser definido como o movimento de certo móvel em referência ao longo de uma reta, onde sua aceleração é uma constante.
Para obter-se a função da velocidade determinada pelo MRUV, devemos aplicar o seguinte conceito: αm=ΔV/Δt
Δv: Variação de velocidade
Δt: Variação de tempo
A partir do princípio deste movimento, o MRUV se divide em dois casos: Movimento
Acelerado e Movimento Retardado.
Movimento Retilíneo Acelerado
Um móvel está em Movimento Acelerado quando ao longo da reta aumenta sua velocidade de modo igualitário em relação aos intervalos de tempo, tornando-se então uma aceleração constante. Por exemplo:
Observando este movimento, podemos afirmar que a aceleração é contínua, com velocidade aumentando sempre 4m/s a cada segundo que se passa. Portanto, podemos dizer que a aceleração do movimento é uma constante de 4m/s². Assim concluímos que quanto menor a distância, menor é a velocidade e esta aumenta conforme o intervalo de tempo percorrido.
3
Com os gráficos abaixo podemos analisar o percurso por completo:
Posição do Corpo em Função do Tempo
Velocidade do Corpo em Função do Tempo
Aceleração do Corpo em Função do Tempo
4
Movimento Retilineo Retardado
O Movimento Retilineo Retardado diferencia-se do Acelerado apenas por um fator: velocidade decrescente. No caso, a aceleração é constante, e a velocidade diminui conforme o intervalo de tempo. Por exemplo:
Observando o movimento, podemos afirmar que a cada segundo a velocidade diminui para 5m/s. Portanto sua aceleração é de -5m/s² sendo uma constante. A partir disso concluímos que a velocidade era elevada no começo por ter se percorrido uma distância maior e no final uma velocidade baixa por ter percorrido uma distância menor.