Movimento Retilíneo Uniforme
RESUMO
O estudo do comportamento de uma esfera metálica imersa em meio viscoso em um plano inclinado, determinando o movimento realizado e a velocidade atingida pela esfera, verificando experimentalmente em laboratório uma relação entre as variáveis desse fenômeno físico, utilizando de tabelas e gráficos, leis e fórmulas para a obtenção de resultados.
1. Objetivo
Esse experimento tem como objetivo analisar o movimento exercido pela esfera metálica isenta de aceleração através de medidas de tempo. Fornecendo-se assim situações que possibilite explorar e construir os conceitos relacionados ao tipo de movimento realizado pelo mesmo.
2. Introdução teórica
2.1. Velocidade Média Quando você vem por uma rua em um veículo, ao olhar o velocímetro você perceberá diferentes valores da velocidade ao longo do trajeto. Quando o valor indicado no velocímetro é baixo você demora mais para percorrer um trecho da rua. À medida que se aumenta o valor você percorre o trecho mais rapidamente. Ora, podemos dizer, então, que a velocidade é uma medida da rapidez com que um objeto se desloca.
Vamos supor que você esteja parado em um determinado ponto de uma pista de corrida e que de repente dois carros entrem simultaneamente no trecho em que você se encontra. Ao carro que passar primeiro por você podemos atribuir-lhe maior velocidade? Bem, durante o trajeto, nada impede que o veículo que passou por último tenha, em alguns instantes, alcançado uma velocidade maior que o outro. Isso poderia ser constatado claramente se tivéssemos visto os velocímetros de ambos. Então, se a velocidade é uma medida da rapidez com que um objeto se desloca, podemos afirmar que, na média, o veículo que chegou primeiro até você teve maior velocidade que o outro.
Conceituamos, assim, velocidade média como sendo a razão entre a distância que o objeto percorre e o tempo que ele gastou para percorrer, que podemos expressar pela seguinte fórmula: vm = ∆S/∆t
2.2. Movimento