Movimento retileneo
O movimento retilíneo uniforme é aquele que se da com velocidade constante, ele é explicado pela primeira lei de Newton. Já o movimento retilíneo uniformemente variado possui uma aceleração escalar instantânea que permanece constante com o decorrer do tempo.
Neste relatório estudaremos sobre o MRU e MRUV e suas funções horárias, analisaremos os experimentos realizados no laboratório e os relacionaremos com as leis de Newton.
Nosso objetivo no decorrer deste em relação ao MRU é verificar que a velocidade é constante na ausência de forças externas, e em relação ao MRUV é estudar suas funções horárias e seus gráficos.
2. Movimento retilíneo uniforme
O movimento retilíneo uniforme (MRU) é um movimento cuja velocidade é constante e a posição em função do tempo e regida pela função horária: x= x0 + ν t,
Onde x e a posição do móvel no instante t, x0 é a sua posição no instante t = 0 e ν sua velocidade.
Um movimento retilíneo uniforme e regido pela primeira lei de Newton que diz:
Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme (MRU), a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.
Experimento MRU
Para se estudar um MRU o movimento de um carro sobre um trilho de ar, onde o atrito é praticamente nulo, supondo que se aplique uma força sobre o carro para colocá-lo em movimento sobre o trilho de ar. A partir do instante em que essa força parar de atuar o carro continuará se movimentando constantemente com a velocidade que possuía no instante em que a força se anulou, ou seja, o carro entrará em movimento retilíneo uniforme.
3.1. Material utilizado
* Trilho de ar * Carro * Sensores
3.2. Procedimento
1. Instalou-se dois sensores de luz nas posições aproximadas de 1/5 e 2/5 do comprimento do trilho de ar, ajustou-se o disparador para a primeira posição (menor pressão). 2. Prendeu-se magneticamente o carro ao disparador e acionou.