Movimentos retileneos
TRABALHO DE FÍSICA
Nome: João Victor Pereira de Souza
Professor: Albênio
Turma:9 ano
Conteúdo do Trabalho:
• Movimento Retilíneo Uniforme
• Movimento Uniformemente Variado
• Movimento Circular Uniforme
• 3 leis de Newton
• Trabalho e energia
• Potência Média
Movimento Retilíneo Uniforme
Sem sombra de dúvidas é a parte mais fácil em questão de movimento, é importante que você tenha uma boa base aqui, caso contrário nunca, nunca conseguirá aprender outras partes de movimento! Há algumas fórmulas para decorar, embora haja outra maneira mais simples de aprender isso:
[pic]
Em física, poderemos usar muitas vezes essa “pirâmide” para nos poupar de decorar fórmulas, para descobrir o valor de algo, basta tampá-lo e ver o que sobrou. Por exemplo, para descobrir ΔS (variação de distância), basta multiplicar VM (velocidade média) por ΔT (variação de tempo). Para calcular ΔT, basta dividir ΔS por VM e por aí vai.
Função-horária de MRU
Para descobrirmos a função-horária de MRU (calcular a distância, baseando-se no tempo), há uma fórmula:
S = So + v. t
Popularmente, conhecido como “sorvete” (por que será?), até aqui não é muito difícil, embora tenha algumas coisas interessantes para se resolver em algumas questões.
Velocidade Negativa
Em MRU, a velocidade é considerada negativa quando o móvel anda em sentido contrário do que o movimento inicial. Ou seja, um carro sai do ponto A ao ponto B, se ele voltar ao ponto A, a velocidade será considerada negativa.
Fonte: http://curiofisica.com.br/ciencia/movimento-retilineo
Movimento Uniformemente Variado
Movimento Uniformemente Variado
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre