Movimento harmônico simples
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Orientador : Fernando Santana
Turma EE A4V:
Salvador, 14 de Março de 2005.
SUMÁRIO
. Objetivo
. Introdução
. Parte Experimental
. Material Utilizado
. Procedimento Experimental
. Tratamento e análise de dados
. Conclusão
. Bibliografia
OBJETIVO
Ao fim das atividades, deverá saber que o Movimento Harmônico Simples (MHS) se dá por efeito de uma força restauradora linear. Determinar a constante K de uma mola e a relação entre a massa e o período de oscilação do referido sistema.
APRESENTAÇÃO
Observa-se que a oscilação da mola ocorre em torno do ponto de equilíbrio (X0), e sua amplitude varia de acordo a distensão da mola, para mais e para menos.
Quando desloca-se o corpo para baixo até um centímetro em relação a X0 para cada uma das cinco configurações e a seguir liberta-o, há uma força resultante (restauradora) que o puxa para cima fazendo-o atravessar o ponto X0 e retornar a posição anterior, realizando assim um ciclo, ou seja, uma oscilação.
Verificara então que o ponto X0 é a posição de equilíbrio na qual a força vertical da mola sobre o corpo kx, possa equilibrar o peso mg. Quando o corpo está nessa posição de equilíbrio a força resultante que atua sobre ele é igual a zero, deslocando o corpo abaixo dessa posição (X0) até uma amplitude de 1cm, a energia que ele possui é inteiramente potencial, ou seja, sua velocidade é nula, quando o corpo é solto essa energia potencial transforma-se em energia cinética tendendo o corpo a ganhar velocidade, atingindo seu módulo máximo no ponto X0, porém devido ao seu movimento ele atravessa esse ponto de equilíbrio chegando aproximadamente (devido a resistência do ar) numa amplitude –A e retornando novamente a amplitude A passando por X0 com