movimento harmonico simples
Introdução
Para começarmos as aulas práticas da matéria Física 4, foi proposto o estudo do movimento harmônico simples. O estudo desse movimento é de suma importância para entendermos movimentos mais complexos, visto que através dessa prática poderemos observar as características de um movimento oscilante onde temos uma massa ligada a uma base por um cordão. Até agora, nas matérias de Física anteriores, estudamos vários tipos de movimentos com fluidos, molas, sólidos, porém agora teremos oportunidade de estudar movimentos mais complexos, que se repetem com taxa de frequência ou que são influenciados por outros fatores externos.
Revisão Bibliográfica
O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem ao deslocamento. É um tipo de frequência do movimento, onde oscila a massa. É explicável por um modelo matemático para alguns movimentos vibratórios observáveis em alguns fenômenos (pêndulo ou vibração molecular).
Na aproximação para ângulos pequenos, o movimento de um simples pêndulo é aproximado por um movimento simples harmônico. O período da massa ligado a uma cadeia de comprimento ℓ com a aceleração da gravidade g é dada por:
Frequência:
A frequência de um corpo em MHS corresponde ao número de oscilações que esse corpo executa por unidade de tempo e essa grandeza pode ser determinada pela seguinte expressão:
A unidade associada à grandeza frequência no s.i é dada em hertz (Hz). Frequência é inversamente proporcional ao período e pode ser expressa matematicamente pela seguinte relação:
Metodologia
O foco dessa aula prática foi analisar o período de oscilação do pêndulo em função da massa, analisar o período de oscilação do pêndulo em função do comprimento e determinar aceleração da gravidade b.
Para conseguir alcançar esses objetivos utilizamos como material:
Massa aferida diversas
Pêndulo
Balança
Régua graduada