Movimento em uma Dimensão
Mecânica: estudo dos movimentos e os conceitos relacionados de forças e massas.
Cinemática: ramo da mecânica que lida com as características do movimento.
Em cinemática, qualquer objeto (desde que desprezados seu tamanho, forma ou movimento interno) pode ser considerado uma partícula.
Posição e deslocamento
Para descrever o movimento de uma partícula, precisamos ser capazes de descrever a posição da partícula e como essa posição varia enquanto a partícula se move. Para o movimento unidimensional normalmente é escolhido o eixo x como a linha ao longo da qual o movimento ocorre. xi
xf
x
Posição: A posição x de uma partícula em um eixo x localiza a partícula em relação à origem, ou ponto zero, do eixo. A posição é positiva ou negativa, dependendo do lado da origem em que se encontra a partícula, ou zero, se a partícula se encontra na origem. O sentido positivo de um eixo é o sentido em que os números positivos aumentam; o sentido oposto é o sentido negativo.
Exemplo: Localize a posição ocupada pelo garoto nas três situações a seguir.
x = -10 m
x=0
x = 10 m
Deslocamento (Δx): é a variação da posição de uma partícula. É positiva se a variação da posição ocorre no sentido crescente de x (+x), negativa se ocorre no sentido decrescente de x (- x) e nula se a partícula retorna o seu ponto de partida pelo mesmo caminho, ou seja, caminho percorrido na ida = caminho percorrido na volta.
Obs: 1. No deslocamento só interessa a posição final e inicial ocupada pela partícula.
2. O deslocamento apenas será igual à distância percorrida quando o movimento, considerado, é num único sentido. Caso exista inversão de sentido durante o movimento o deslocamento não será mais igual à distância percorrida.
3. O deslocamento é uma grandeza vetorial.
xi
xf
UNINOVE – Universidade Nove de Julho
1
Δx = xf – xi
Δx = deslocamento (m) xf = posição final (m) xi = posição inicial (m)