Movimento ecologico
Os movimentos ecológicos surgiram há muito tempo, contudo passaram a ficar em evidência após a revolução industrial em que o nível de poluição ambiental aumentou significativamente de tal maneira que se tornou assustador para as gerações futuras.
A definição apresentada pela Wikipédia sobre o movimento ecológico é que consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente sua principal preocupação.
Pode-se considerar o movimento ecológico como um movimento social, sendo que os movimentos sociais irão alterar as relações sociais, portanto o movimento ecológico irá alterar a relação da sociedade com o meio ambiente tendo como princípio a defesa do mesmo.
A degradação ambiental passa a preocupar a sociedade a partir da exploração descontrolada dos recursos naturais existentes e finitos e as consequências negativas que isto gera a qualidade de vida dos seres humanos.
O movimento ecológico visa uma nova concepção de desenvolvimento que viria a ser racional e sustentável, em que a sociedade continua evoluindo política e economicamente sem que com isto afete de maneira inconsciente o planeta.
O contexto histórico em que o movimento ecológico se difundiu foi um momento extremamente conturbado, visto que durante a revolução industrial houve um aumento nos níveis de emissão de gases nocivos e aumento também do consumismo supérfluo e exagerado por parte da sociedade, o que levava a produção cada vez em maiores escalas, originando assim um ciclo vicioso e incontrolável chamado “capitalismo”. Também neste momento histórico se disseminava pelo mundo movimentos que tinham como objetivo principal, alertar dos problemas políticos, econômicos e sociais o que de certa forma acabou favorecendo a divulgação popular da importância do “equilíbrio ecológico” e preservação da espécie humana.
Após a introdução da concepção de movimento ecológico na sociedade surgiram diversas correntes com a mesma denominação,