Movimento Dos Trabalhadores Sem Teto
O movimento
O MTST surgiu no final da década de 90 com o objetivo maior de valorizar os direitos humanos e a igualdade social. São um grupo de pessoas, incluindo todos os tipo (homens, mulheres, crianças, jovens, idosos, de modos geral famílias) que buscando por seus direitos, fazendo com que ações como manifestações, a invasão de terrenos baldios e paralisações em vias de grandes movimentos, chamem a atenção dos “grandes” para poderem levar aqueles que precisam, em moradias dignas, no qual tem direito.
Movido por pessoas trabalhadoras, mas que sem condições de residir em uma casa própria, o MTST procura com sua pressão, incomodo e esperança, alcançar a vitória de poderem residir em casas que o governo pode conceder. O movimento é atualmente coordenado por Guilherme Boulos, aqui no Brasil.
Suas ações
E o movimento tem grande força em nosso país. Relatos em jornais e noticiário mostram varias ações das pessoas que tiveram suas conquistas:
No Distrito Federal, o MTST se manifestaram em cinco pontos, querendo seus direitos de moradia, sendo o DF a região do país onde há mais pessoas sem moradia. Depois de vários dias de chuvas e ventanias conseguiram seus direitos. (publicado 13/02/2015)
Em Mauá-SP o movimento invadiu um terreno particular, no qual, eles dizem que é um espaço que pode ser construídas moradias o suficiente para tirar pessoas de zonas de risco e moradores de rua, mas ainda em andamento o caso. (publicado 23/05/2015)
Suas lutas e coisas sobre
O grupo de famílias se organizam em suas manifestações, construindo suas barracas em terrenos, temporariamente, até conseguir o que querem. Sempre agindo de forma pacifica, buscando somente o que interessa, fazendo com que, não somente o governo, mas sim que o povo em geral veja que existe muita luta em busca de direitos. As dificuldades encontradas e superadas por esse povo, ajuda cada vez mais com que se realize o que eles buscam.
Mas não existe somente aquelas pessoas