movimento de ocupação da camara municipal do RJ
1.1. Objetivo Geral
Identificar e analisar os impactos, objetivos e preceitos envoltos ao movimento de ocupação da câmara de vereadores do Rio de Janeiro. 1.2. Objetivos Específicos
Mostrar de forma sucinta a intenção do Movimento Ocupa Câmara
Entender a motivação dos manifestantes junto ao movimento
Analisar a relação da vida pessoal dos integrantes das manifestações em analogia com o movimento.
Este trabalho justifica-se por se tratar de um assunto que ganhou um destaque recente, seja pela imprensa, ou pelas recentes publicações sobre a temática. Destarte, torna-se evidente a necessidade de analisar mais profundamente a importância dos movimentos populares e as transformações ocorridas na sociedade decorrente destes.
2. Metodologia
Este estudo é baseado na abordagem descritiva e na observação e pretende compreender a dinâmica entre os participantes do movimento Ocupa Câmara Rio, como acontece a interação entre, sua relação com o ambiente e como lidam com tal situação. Além disso, utilizamos da conversação como meio de aproximação dos manifestantes procurando entender seus motivos, bem como sua história de vida.
3. Introdução
De acordo com Benedict (1972) apud Laraia (2001, p.36), cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas distintas usam variadas lentes, conseguinte tem visões opostas das coisas.
Com os crescentes protestos no Rio de Janeiro, no Brasil e no Mundo, percebemos o quanto essas visões podem ser variadas. Em busca de melhorias , as manifestações populares se expandiram, principalmente após a intensa repressão policial contra as passeatas. Com uma gama variada de temas, os protestos, assim como o Ocupa Câmara, ganhou repercussão, onde diversas pessoas com características distintas se unem em pró de um objetivo.
É nesse âmbito que analisaremos a relação antropológica do movimento Ocupa Câmara Rio.
4. Análise Antropológica do Movimento de Ocupação da Câmara Municipal de