resumo do livro a história da cidade do Rio de janeiro
Em janeiro de 1504, desembarcou na Baía de Guanabara, o navegante português Gonçalo Coelho, ele provavelmente foi o primeiro a tentar uma ocupação e relação com os índios. **O local onde ele e sua tripulação se instalaram, deram o nome de Carioca, que significa “casa de branco”.
Em 1519, a baía ganhou o nome de Baía de Santa Luzia.
Entre 1555 e 1567, se deu o episódio chamado “França Antártica” na Baía de Guanabara, onde um grupo de franceses se estabeleceu por ali e com o auxílio dos índios Tamoios conseguiram permanecer, apesar dos portugueses terem conseguido tira-los de suas colônias, ocupando a margem da baía.
Em 1565, Estácio de Sá, que havia desembarcado a pouco no Rio, lançou os fundamentos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e ali entre o Pão de Açúcar e o morro São João “nasceu” a metrópole carioca.
A primeira povoação oficial feita por Estácio de Sá foi removida, depois de sua morte, da Vila Velha para o Morro do Castelo, onde se estabeleceram as autoridades militares, civis e religiosas.
Salvador de Sá, sucessor de Mem de Sá como governador da capitania, dá um reinicio ao combate contra os franceses e um movimento de colonização dos lados de Irajá, Inhaúma, Suruí, Inhomerim, Niterói e Magé.
Cristovão de Barros, sucessor de Salvador de Sá, decide por dividir a colônia em dois governos distintos, um com sede na Bahia e outro com sede no Rio de Janeiro.
Durante o governo de Antônio Salema, se “espalhou” a lavoura açucareira e tomou grande importância o engenho da Lagoa Rodrigo de Freitas e foi necessário a construção da Ponte Salema sobre o rio Carioca.
**Devido à grande expansão dos engenhos de açúcar, foi necessário também a expansão da mão de obra africana.
Em 1577, foi anulada a dualidade de governo.
Quando