Movimento das plantas
TROPISMOS - são movimentos orientados em relação à fonte de estímulo.
Fototropismo - Movimento orientado pela direção da luz.
Geotropismo - Movimento orientado pela força da gravidade.
Quimiotropismo - Movimento orientado em relação a substâncias químicas do meio.
Tigmotropismo - Movimento orientado por um choqe mecânico ou suporte mecânico, como acontece com as gavinhas de chuchu e maracujá que se enrolam quando entram em contato com algum suporte mecânico.
NASTISMOS - são movimentos que não são orientados em relação à fonte de estímulo. Dependem da simetria interna do órgão, que devem ter disposição dorso - ventral como as folhas dos vegetais.
Fotonastismo - Movimento das pétalas das flores que fazem movimento de curvatura para a base da corola. Este movimento não é orientado pela direção da luz, sendo sempre para a base da flor. Existem as flores que abrem durante o dia, fechando-se à noite como a "onze horas" e aquelas que fazem o contrário como a "dama da noite".
Tigmonastismo e Quimionastismo - Movimentos que ocorrem em plantas insetívoras ou mais comumente plantas carnívoras, que, em contato com um inseto, fecham suas folhas com tentáculos ou com pelos urticantes, e logo em seguida liberam secreções digestivas que atacam o inseto. Às vezes substâncias químicas liberadas pelo inseto é que provocam esta reação.
Nictinastismo - Movimento verificado nos folíolos das folhas de plantas do tipo sensitiva ou mimosa, que, ao sofrerem um abalo com a mão de uma pessoa ou com o vento, fecham seus folíolos.
→Movimento dos Vegetais (locomoção):
TACTISMO - Movimento de deslocamento de células ou organismos que são orientados em relação à fonte de estímulo, podendo ser positivos ou negativo.
Quimiotactismo - Movimento orientado em relação a substâncias químicas como ocorre com o anterozóide em direção ao arquegônio.
Aerotactismo - Movimento orientado em relação à fonte de oxigênio, como ocorre de modo positivo com bactérias