movimento circular uniforme (MCU).
Através de experimentos realizados em laboratório, observou-se o movimento circular uniforme (MCU).
Na Mecânica clássica, movimento circular é aquele em que o objeto ou ponto material se desloca numa trajetória circular. Uma força centrípeta muda de direção o vetor velocidade, sendo continuamente aplicada para o centro do círculo. Esta força é responsável pela chamada aceleração centrípeta, orientada para o centro da circunferência-trajetória. Pode haver ainda uma aceleração tangencial, que obviamente deve ser compensada por um incremento na intensidade da aceleração centrípeta a fim de que não deixe de ser circular a trajetória. O movimento circular classifica-se, de acordo com a ausência ou a presença de aceleração tangencial, em movimento circular uniforme (MCU) e movimento circular uniformemente variado (MCUV).
No movimento circular é preciso analisar as propriedades angulares como o deslocamento angular, a velocidade angular e a aceleração angular e centrípeta.
Um corpo que descreve um movimento circular uniforme passa de tempo em tempo no mesmo ponto da trajetória, sempre com a mesma velocidade. Assim, pode-se dizer que esse movimento é repetitivo, e pode ser chamado de movimento periódico. Nos movimentos periódicos existem dois conceitos muito importantes que são: freqüência e período.
2 – OBJETIVO
Ao término desta atividade o aluno deverá ser capaz de:
• Identificar o MCU como um movimento periódico
Determinar:
O raio da trajetória R;
O período T de um MCU;
A frequência f de um MCU;
A velocidade tangencial v;
A velocidade angular ω.
3 – MATERIAL
• 1 aparelho rotativo Canquerini;
• 1 régua centimetrada;
• 1 cronômetro digital.
4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foram marcados dois pontos A e B a diferentes distâncias do centro do disco.
Foram medidos e anotados os valores encontrados de distâncias ao centro.
RA= 108mm= 0,108m
RB= 55mm= 0,055m