Movimento Ambientalista
O movimento verde consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente, sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de anti-poluição. O ambientalismo não visa somente os problemas ligados ao meio ambiente, mas também as atitudes a serem tomadas para uma possível diminuição ou até mesmo solução desses problemas. Considerando-o um movimento social, podem inserir-se neste contexto, todas as instituições, agências, organizações-não governamentais, políticas, ativistas independentes e outros, cuja atuação tenha por princípio a defesa do meio ambiente seja através de manifestações sociais, projetos para a conservação ecológica etc. O movimento por justiça ambiental considera que os problemas ambientais ligam-se aos sociais. O movimento verde surgiu em vários lugares do mundo, em épocas distintas e tendo diferentes motivos. Portanto, não tem um marco definido de onde e quando se iniciou. O movimento verde tem como principais propostas:
Estabelecer os níveis gerais de consumo devem cair a um nível mínimo indispensável, evitando todo desperdício limites objetivos para o desenvolvimento, levando em conta que o planeta não suportará um crescimento infinito da população humana, com todas as suas demandas associadas.
O planejamento do crescimento deve prever longos prazos; improvisos e soluções imediatistas não são ecologicamente viáveis.
O comércio internacional deve ser reduzido ao mínimo indispensável, privilegiando a produção e consumo intra-regionais e que respeitem características locais, adotando-se meios alternativos de