Movimento ambiental
No dia 5 de junho de 1972 em Estocolmo (capital da Suécia) começaram a falar a reação da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o meio ambiente humano. A primeira reunião feita para tratar do meio ambiente, evento que colocou a questão até mesmo na pauta política global.
Fora das negociações, dois grupos completamente diferentes também haviam se reunido.
O primeiro grupo era pequeno, formado por cientistas que estavam cada vez mais preocupados com o crescimento populacional, com a poluição e principalmente com o uso de recursos naturais.
O segundo grupo já era grande, eram formados pelo que chamamos hoje de sociedade civil, que promoviam manifestações, marchas ou passeatas, diálogos e até canções. Para promover também na política sobre o controle da poluição, direitos civis e o vegetarianismo.
[pic]
Esse protocolo foi feito para firmar acordos e metas entre países para a diminuição de gases de efeito estufa, principalmente para os países mais industrializados, além de arranjar maneiras de reduzir o impacto ambiental Esse nome origina-se no Japão, em Kyoto, cidade em que foi a reunião para a assinatura de 84 países presentes, que comprometeram-se a adotar as medidas de redução.
Essas metas não são iguais para todos os países, sendo rígidas para os 38 países que mais emitem gases. O protocolo não visa somente distribuir metas e medidas de redução de gases como tambem recursos a serem substituídos por outros de menos impacto, tal como o petróleo. Por essa mesma razão, o país com maior emissão de gases, EUA, desligou-se do protocolo em 2001, alegando que essas medidas iriam comprometer seu desenvolvimento econômico.
[pic]
O aquecimento global é, teoricamente, um processo impactante do que está rotinamente acontecendo com o mundo. Esse processo é a radiação solar em direção a terra em forma de ondas de luz, ela vai para a atmosfera e volta para o espaço em forma de radiação infravermelha, porém parte dessa radiação fica presa nessa