O MOVIMENTO AMBIENTAL
Esse movimento é típico da sociedade industrial, porque a industrialização predatória afeta o meio ambiente, contaminando a água, o ar e o solo, e colocando em risco os seres vivos.
Em várias partes do mundo, movimentos ambientais pressionam os Estados a agir para que o direito a um ambiente sadio seja garantido por meio de leis e de fiscalização.
Os questionamentos e as motivações que animam os movimentos ambientais são:
• A proteção da diversidade da vida na Terra contra a crescente eliminação de muitas formas de vida animal e vegetal, o que provoca problemas ambientais, gerando um desequilíbrio na natureza.
• A preservação da qualidade de vida dos habitantes do planeta, que são atingidos por agentes poluidores na água, no ar ou no solo.
• O controle da aplicação industrial de resultados do progresso cientifico e técnico que possam trazer problemas à humanidade, como os resíduos tóxicos e as consequências do uso de energia nuclear, agrotóxicos e, mais recentemente, produtos transgênicos.
• O controle do uso dos recursos naturais, principalmente da água doce e daqueles oriundos da atividade extrativa de produtos não renováveis, como petróleo e vários minérios (ferro, cobre e bauxita).
Existem problemas ambientais que só podem ser tratados globalmente como a emissão de gases que provocam o efeito estufa. Outras questões tratadas globalmente são a poluição dos mares pelos navios tanques de petróleo, a matança de baleias e o despejo de resíduos tóxicos nos milhares de rios do mundo, o que também compromete os oceanos. Há também problemas regionais e nacionais, como as questões locais envolvendo lixo nas cidades, que exigem soluções na coleta, no depósito e na reciclagem.
O