MOVIMENTO 31 DE MAR O
Juliano do Val Petry Freitas
Aluno soldado da polícia militar
Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP
29° Curso de Formação de Soldados
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade retratar o movimento 31 de março de 1964 de forma a mostrar o contexto pelo qual ele foi iniciado, os antecedentes, as alterações que ele causou na sociedade assim como retratar esse contexto com fotos que ilustram a época.
Palavras chave: movimento 31 de março.
1. INTRDODUÇÃO
O movimento 31 de março de 1964 foi um movimento cívico-militar em que a sociedade juntamente com a classe militar e as instituições mais conservadoras da sociedade combateram o socialismo que estava se instalando dentro da sociedade brasileira. Um dos eventos que caracterizam essa faze histórica foi a “marcha da família com Deus pela liberdade” em que reuniu milhares de pessoas em resposta a ameaça comunista e utilizavam textos de manifesto como: “O povo está cansado das mentiras e das promessas de reformas demagógicas. Reformas sim, nós a faremos, a começar pela reforma da nossa atitude. De hoje em diante os comunistas e seus aliados encontrarão o povo de pé. [...] Com Deus, pela Liberdade, marcharemos para a Salvação da Pátria!” onde representavam sua insatisfação perante o governo e suas maselas, ou seja, estavem totalmente ao desencontro da família e da ordem social o que de serta forma esta acontecendo na atualidade brasileira, ou seja, a total desestruturação familiar.
2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO MOVIMENTO
O chamado movimento 31 de março é também denominado por algumas historiagrafias mais liberais como golpe de 64 ou revolução de 64, pois segundo eles trata-se de uma “armadilha” implantada pelos militares da época para a tomada do poder.
Já pra os historiadores mais conservadores a denominação é um pouco diferente, pois para estes trata-se de um processo pelo qual a população ou sociedade brasileira “encabeçou” esse processo, ou seja, que ela tenha por vontade própria