Movimentações no Futsal
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre alguns exemplos de movimentações básicas do futsal. E dentro desse tema abordaremos também sobre movimentações ofensivas, defensivas e jogadas ensaiadas e listando alguns exemplos de cada tópico abordado.
Com a importância cada vez maior em aproveitar as chances de bola parada, abordares três exemplos básicos do dia a dia de nossos treinos: escanteio, cobrança de falta e de lateral.
2
Movimentações ou Manobras Defensiva e Ofensiva
Entende-se por movimentações ou manobras todo tipo de movimentação ordenada em quadra, com a finalidade de confundir a marcação adversária ou no caso da defesa roubar a bola e encaixar um contra ataque.
As movimentações estão inseridas dentro do contexto de um sistema de jogo
(2x2, 1x3, 3x1, 2x1x1, etc.) Portanto podem ser ofensivos ou defensivos.
“São as ações individuais ou coletivas dos jogadores com o objetivo de impedir uma ação ofensiva do adversário.” (SAAD; Costa, 2005).
“Ações individuais ou coletivas, aplicadas nos diferentes sistemas de jogo.”
(LUCENA, 1994).
A movimentação inteligente hoje é fundamental em qualquer esporte, e no futsal não é diferente, uma equipe bem condicionada, com reflexos apurados tende na maioria das vezes obtermos êxito nas suas ações defensivas ou ofensivas.
Para o sucesso o segredo é trabalho, obter um padrão de jogo, desenhar as movimentações mais utilizadas em uma partida e aplica-las através de treinos diários.
Isso fará com que o jogador esteja realizando aquela determinada manobra mesmo sem se dar conta, algo instintivo, usual, ou como se chama a mecânica de jogo.
“Acabou esse negócio no futebol de pegar a bola e dar para o Zico (resolver).
Futebol é conjunto.”
“Aqui é trabalho, meu filho!” (Muricy Ramalho).
Frases – (Fonte grupo RIC)
http://entretenimento.r7.com/frases/ http://kdfrases.com
A periodização táctica como metodologia de treino, faz com que os jogadores adquiram um conjunto de intenções