Sistema ofensivo e defensivo - futsal
Introdução
O Futsal é inequivocamente um fenomeno de elevada magnitude no quadro da cultura desportiva contemporânea. Paradoxalmente, é possível constatar a existência de significativas “resistências” ao nível do reconhecimento do potencial educativo e formativo que esta modalidade, enquanto matéria de ensino/treino, encerra. As reflexões relativas ao Futsal têm sido, na maior parte das vezes, norteadas por demasiados juízos de valor. O conhecimento científico é escasso e pouco consistente. As metodologias de ensino/treino são coisa rara e as que existem constituem matéria quase ofensiva para aqueles que insistem na ideia de que, no Futsal, já está tudo inventado. Neste trabalho falaremos sobre a história do futsal, mostraremos também curiosidades sobre o sistema ofensivo e sistema defensivo do futsal.
SISTEMAS OFENSIVOS E DEFENSIVOS DO FUTSAL
O termo sistema tático é utilizado para descrever o posicionamento dos jogadores em quadra de acordo com a função exercida por cada um. Este posicionamento tático está intimamente relacionado às ações dos adversários. É importante lembrar que a dinâmica do futsal é muito complexa e a troca de funções entre os jogadores é constante, pela exigência de uma intensa movimentação. As equipes costumam modificar seu sistema tático dentro de uma mesma partida, em virtude de possível ineficiência diante do sistema utilizado pelo adversário.
- Sistema 2x2
Sistema pioneiro, surgido na década de 1950, que se caracteriza pelo posicionamento de dois jogadores na meia quadra defensiva e de outros dois na meia quadra ofensiva. É um sistema bem simples e que exige pouca movimentação dos jogadores. Os dois de trás são responsáveis pela defesa enquanto os dois da frente, pelo ataque. Ocorrem poucas trocas