Movimentação e transporte de materiais
Na maioria dos processos produtivos, o material é o elemento móvel. Porém, em casos especiais, como na construção pesada (aviões, navios, etc.), homem e máquina convergem ao material, movimentando-se.
Um dos objetivos do estudo dos sistemas de movimentação é proporcionar o melhor sistema com o menor custo. É necessário conhecer os equipamentos possíveis de serem utilizados, suas aplicações e limitações.
A movimentação e o transporte de material são classificados de acordo com a atividade funcional a que se destina:
▪ Cargas Unitárias: são cargas contidas em um recipiente único.
▪ Granel: os métodos e equipamentos de transporte usados desde a extração até a armazenagem de toda a espécie de material a granel, incluindo gases, líquidos e sólidos.
▪ Armazenamento: Compreende o recebimento, empilhamento ou colocação em prateleiras ou em suportes especiais. Também a expedição de cargas em qualquer fase do processamento ou distribuição.
▪ Embalagem: técnicas usadas no projeto, seleção e utilização de recipientes para o transporte de produtos em processo e produtos acabados.
▪ Vias de Transporte: inclui o estudo do carregamento, fixação do transporte, desembarque e transferência de qualquer tipo de materiais nos terminais das vias de transporte, ou seja, portos, ferrovias e rodovias.
▪ Análise de Dados: levantamento de mapas de transportes, disposição física do equipamento, organização, treinamento, segurança, manutenção, padronização, análise de custos entre outros.
O manuseio pode ser efetuado das seguintes formas: manualmente, por meio de carrinhos impulsionados manualmente, emplilhadeiras, paleteiras, pontes rolantes e guindastes.
Principais finalidades da movimentação de materiais : 1- Aumento da capacidade produtiva da empresa, que pode ser conseguido: * através da redução do tempo de fabricação; * através do incremento da produção, pela intensificação do abastecimento de materiais às seções