Avatar - filme
O planeta é de interesse comercial, pois possui uma quantidade muito grande de um metal, cujo kilo do mesmo custa 1 bilhão de dólares. Apesar da atmosfera do planeta ser imprópria para humanos e o ambiente ser muito hostil, os lucros justificam a exploração do mesmo.
Nesta situação de ocupação do planeta, temos claramente dois grupos, os militares que estão ali para auxiliarem as equipes de mineração e os cientistas, que vêem o planeta como um ambiente de estudos.
Porem o maior detalhe deste planeta é que ele é habitado por uma raça humanóide conhecida como os Na´vi. Que são seres azuis, magros e muito maiores do que um ser humano comum.
É ai neste ponto que entram os avatares, que são Na´vis gerados geneticamente controlados remotamente pelos cientistas, que é uma forma de poder se integrar ao meio ambiente local e interagir com os nativos.
Jake passa a integrar a equipe dos cientistas controlando um avatar, mesmo não tendo treinamento algum na fauna e flora local e nem na língua e nos costumes dos Na´vis.
Os militares sabendo que ele é um ex-fuzileiro, vêem nele um possível aliado para tentar conhecer melhor os nativos e convencê-los a abandonar o local aonde eles vivem pois ali naquele lugar é onde se concentra uma grande quantidade do metal