Movimentação manual cargas
São utilizados na movimentação vertical, nomeadamente em estaleiros de construção civil, em prédios de certa altura (instalações provisórias) ou ainda em Industrias ou edificações (instalações definitivas).
Os acidentes em ascensores e monta-cargas dão-se, fundamentalmente, quando:
-Há partes de carga salientes da cabine;
-O espaço da cabina é exíguo;
-Há deterioração dos cabos;
-Não existe porta do lado de acesso (caso de alguns monta-cargas provisórios).
Portas e Vias de Circulação
Portas e Vias de Circulação
As portas são sempre um obstáculo à livre circulação entre secções, obrigando a pausas prejudiciais nos ciclos de manutenção., Tomar precauções especiais a evitar essas paragens, no caso de veículos motorizados têm imensos inconvenientes, o abandono dos veículos pelos condutores com os motores a trabalhar.
Para evitar devem utilizar-se portas leves e de preferência em plástico transparente ou ainda em plástico opaco com janela à altura adequada de forma a ver-se a zona soais próxima da sala contígua. Portas que abrem automaticamente pela passagem de carga sobre o interruptor no pavimento e outras que abrem pelo encosto da carga.
A sinalização e a demarcação de faixas de passagem nos pavimentos para aumentarem a segurança da circulação nas zonas industriais.
Trabalhos em Altura de Caracter Temporário
Trabalhos em Altura de Caracter Temporário
Na situação em que não seja possível executar os trabalhos temporários em altura a partir de uma superfície adequada, com segurança e condições ergonómicas apropriadas, deve ser utilizado o equipamento mais apropriado para assegurar condições de trabalho seguras.
O empregador deve dar prioridade a medidas de protecção colectiva em relação a medidas de protecção individual.
A escolha do meio de acesso mais apropriado a postos de trabalho em altura deve ter em consideração a frequência da circulação, a altura a atingir e a duração da