movimentação de materiais
Cabe se aos órgãos nacionais de segurança e medicina do trabalho, coordenar, orientar, controlar e supervisionara fiscalização e as demais atividades relacionadas à segurança e medicina do trabalho.
Competem as Delegacias Regionais do Trabalho a promoção da fiscalização do cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho, determinar as obras e reparos que, em qualquer local de trabalho, se façam necessárias.
Cabe às empresas cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, instruir os empregados no sentido de evitar acidentes de trabalho ou de doenças ocupacionais, facilitar a fiscalização dos órgãos competentes.
Aos empregados cabe ficarem atento às normas de segurança e medicina do trabalho, obedecer às instruções do empregador, usar os equipamentos de proteção individual.
Conforme as normas do Ministério do Trabalho e Emprego, toda empresa está obrigada a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho, um exemplo é a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que é composta por representantes do empregador e empregados, titulares e suplentes. A segurança e medicina do trabalho está disposta em detalhes nas Normas Regulamentadoras, que especifica as normas de trabalho dentro de uma entidade de trabalho, direitos e deveres de empregadores e empregados, programas relacionados a segurança e saúde no trabalho.
Atualmente existem trinta e seis normas regulamentadoras, divididas em vários temas relacionados à segurança do trabalho. Toda empresa deve seguir as especificações nela dispostas á segurança e saúde no trabalho.
O Técnico de Segurança deve seguir as Normas Regulamentadoras e a legislação em vigor, assim que possa executar seu trabalho dentro dos parâmetros da legislação.
MOVIMENTAÇÃO MECÂNICA DE CARGAS
A movimentação de cargas compreende as operações de elevação, transporte e