movimentação de chapas com ventosas, cabos de aço, cintas correias e correntes
Ventosas: Onde pode ser aplicada preferencialmente força humana, geram a própria sucção através do acionamento de alavancas em cada ventosa. Quanto mais bem acabado (liso) for o material a ser manipulado, mais duradoura e eficiente será sua sucção.
Cabos de aço: para cargas com superfície lisa, oleosa ou escorregadia, assim como laços de cabo de aço com ganchos para aplicação nos olhais da carga, ele é muito utilizado e em materiais com cantos vivos ou em altas temperaturas.
Cintas e laços: Não são menos resistentes que cabos de aço ou correntes, as cintas de poliéster vem substituindo-os em diversas operações, apresentam maior flexibilidade e menor peso, por isso são considerados alternativas seguras e econômicas. As cintas e laços são mais utilizados em cargas com superfícies extremamente escorregadias ou sensíveis como: cilindro de calandragem, eixos, peças prontas e pintadas.
Não é usado em cantos vivos ou cargas em altas temperaturas, pois os mesmos podem causar ferimentos. Correntes ou linga de correntes: aparelho usado para içamento de objetos pesados, feitos geralmente de aço, correntes e/ou cabos.
Elas atendem as mais rígidas normas nacionais como a ABNT NBR ISSO 1834, NBR 3076, NBR 15516, para se ter uma ideia só a NBR 1834 possui 22 paginas com cálculos e desenhos técnicos.
São muito utilizadas por seu fácil manuseio e opções de configuração.
As lingas de correntes são compostas por elos de correntes e podem possuir vários tipos de pernas, como padrão as lindas de correntes são encontradas com 1, 2, 3 ou 4 pernas. São mais utilizadas em materiais em altas temperaturas e cargas com q não tenham chapas ou perfis e não aplicadas em cargas com superfície lisa ou escorregadias.