movimentacao e armazenagem
Curso: CST em Logística
Precursores do Pensamento Econômico
Professor:
Ilidio Marcio
Grupo: Gabriel, Helen, Kênia, Mateus, Rosilane, Silvio.
Precursores do Pensamento Econômico
Adam Smith - “O pai do liberalismo econômico”
Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, foi estudar filosofia moral na Universidade de Glasgow, estudou na Universidade de Oxford, lecionou em Edimburgo, foi professor de Lógica e Filosofia Moral na Universidade de Glasgow e faleceu em Edimburgo na Escócia no dia 17 de julho de 1790.
Publicou as seguintes obras Teoria dos sentimentos morais em 1759 e A Riqueza das Nações em 1776.
Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
David Ricardo
David Ricardo foi um dos maiores economistas de seu tempo, David Ricardo foi considerado ainda em vida o legítimo sucessor de Adam Smith no papel de difusor da jovem ciência conhecida como Economia Política. Nasceu em Londres em 18 de abril de 1772, tornou-se operador da bolsa de valores londrina e faleceu em 11 de setembro de 1823 no Reino Unido.
Publicou sua principal obra em 1823 sendo Princípios de Economia Política e Tributação.
A teoria do