MOTRICIDADE INFANTIL
BRINQUEDOTECA DA SUCATA
Jônatas, Mª Cristina, Andreá, Raphaela, Juliana, Simone, Edna.
Professor-Tutor: Valmir José Effiting
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso PED0587 – 20/03/2013
Desde que a criança nasce está presente à atividade lúdica, por isso a importância de desenvolvermos os estudos sobre os tipos de jogos nas diferentes concepções, dados a importância dos mesmos no desenvolvimento infantil. Para Piaget (1978) as origens das manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduos.
"A motricidade, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo são interdependentes na criança. O estudo da psicomotricidade não se refere somente ao desempenho motor da criança, à sua lateralidade, estruturação tempo-espacial ou às discriminações perceptuais que é capaz de realizar, ela abrange igualmente a formação do "eu" e as consequências da falta de um esquema corporal bem conscientizado.
Wallon enfoca a motricidade no desenvolvimento da criança, ressaltando o papel que as aquisições motoras desempenham progressivamente para o desenvolvimento individual. Segundo este autor, é pelo corpo e pela sua projeção motora que a criança estabelece a primeira comunicação com o meio, apoio fundamental do desenvolvimento da linguagem. Na concepção de Wallon, infantil é sinônimo de lúdico.
O desempenho psicomotor de uma criança pode acontecer em sua plenitude através das experiências vividas por uma infância rica em oportunidades estimuladoras e naturais, como as situações que o brincar oferece. A escola, preocupada com o preparo da criança para que possa alcançar não somente bom nível de desempenho escolar mas também uma boa qualidade de vida, planeja e proporciona atividades