Motos
De acordo com o objetivo da pesquisa, foi adotado o tipo de levantamento de caráter analítico, através de entrevistas usando questionários aplicados aos motociclistas. Seu preenchimento foi feito pelo próprio entrevistador ou pelo pesquisado, visando caracterizar o perfil dos entrevistados (sexo, idade, experiência na condução de motocicletas, histórico de envolvimento em acidentes conduzindo motocicleta, etc.) e medir suas opiniões sobre a influência dos aspectos pesquisados relacionados à infraestrutura viária, ao comportamento dos motoristas, e ao veículo de duas rodas.
Com relação à técnica de coleta de dados, adotou-se o procedimento de entrevistas individuais. As respostas às questões objetivas para medir a influência do fator no risco de acidente, segundo a percepção do condutor profissional de motocicleta, foram obtidas através de um questionário fechado aplicado aos motociclistas durante o intervalo entre entregas.
2- Descrição do questionário
O questionário é compreendido duas partes. A primeira parte do questionário inclui as perguntas descritivas, relacionadas ao perfil do condutor profissional de motocicleta. As variáveis levantadas foram: sexo, idade, estado civil, escolaridade, renda mensal média, posse de motocicleta e seguro, experiência de habilitação, quilometragem média diária, jornada de trabalho, tipo de contrato, histórico de envolvimento em acidentes, uso de capacete e itens de proteção, prática de direção defensiva, percepção de risco e número de situações de risco enfrentadas diariamente.
A segunda parte do questionário é constituída por duas questões, sobre os fatores e situações de risco, sendo a primeira aberta e a última fechada. Na pergunta aberta, o entrevistado é indagado sobre a situação de trânsito considerada de maior risco. O objetivo desta pergunta é determinar em que momento da viagem o condutor profissional de motocicleta está mais exposto ao risco de ocorrência de um acidente.
Na