motorista
A Direção Defensiva pode ser dividida em:
PREVENTIVA: deve ser a atitude permanente do motorista para evitar acidentes.
CORRETIVA: é a atitude que o motorista deverá adotar ao se defrontar com a possibilidade de acidente, corrigindo situações não previstas. O desenvolvimento de alguns requisitos na condução do veículo possibilitarão ao motorista a prevenção de acidentes.
CONHECIMENTO É preciso conhecer as leis e normas que regem o trânsito. Este conhecimento é repassado através do Código de Trânsito Brasileiro e do aprendizado na prática. É necessário conhecer seus direitos e deveres em qualquer situação de trânsito, como condutor ou pedestre, para evitar tomar atitudes que possam causar acidentes ou danos aos usuários da via.
ATENÇÃO Deve ser direcionada a todos os elementos da via e também às condições físicas e mentais do condutor, aos cuidados e à manutenção do veículo, tempo de deslocamento e conhecimento prévio do percurso, entre outros.
PREVISÃO É a antecipação de uma situação de risco e podem ser desenvolvidas e treinadas no uso do seu veículo. São exercidas numa ação próxima (curto prazo, ex: o condutor prevê a possibilidade de riscos nos cruzamentos; ver um pedestre à sua frente e prever complicações.) ou distante (longo prazo, ex: revisão do veículo; abastecimento; verificação de equipamentos obrigatórios.), dependendo sempre do seu bom senso e conhecimento.
DECISÃO Dependerá da situação que se apresenta e do seu conhecimento das possibilidades do veículo, das leis e normas relacionadas ao trânsito, do tempo e do espaço que você dispõe para tomar uma atitude correta. É ser ágil nas suas ações, mas não esquecendo o bom senso e sua experiência
A noção que a maioria das