motoresde corrente continua
DEPARTAMENTO DE ENSINO
TRABALHO DE PESQUISA
MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA
Aluno: Ediglan Leandro Regis Mailson Curso Técnico em: Eletromecânica
Rio Negrinho
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ASPECTO CONSTRUTIVO
3. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
4. DIFERENÇA ENTRE CORRENTE ALTERNADA E CORRENTE CONTÍNUA
5. VANTAGENS E DESVANTAGENS.
6. TIPOS DE EXCITAÇÃO
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- INTRODUÇÃO Motores elétricos são encontrados nas mais variadas formas e tamanhos, cada qual apropriado á sua tarefa. Não importa quanto torque ou potência um motor deva desenvolver, com certeza, você encontrará no mercado aquele que lhe é mais satisfatório.
Alguns motores operam com corrente contínua (CC / DC) e podem ser alimentados quer por pilhas/baterias quer por fontes de alimentação adequadas, outros requerem corrente alternada (CA / AC) e podem ser alimentados diretamente pela rede elétrica domiciliar. Há até mesmo motores que trabalham, indiferentemente, com esses dois tipos de correntes. O objetivo deste texto é fornecer base técnica sobre o motor de corrente contínua, aspectos construtivos, princípio de funcionamento, controle de velocidade, vantagens e desvantagens.
2- PARTES CONSTITUINTES DA MÁQUINA DE CORRENTE CONTÍNUA
ROTOR (ARMADURA) Parte girante, montada sobre o eixo da máquina, construído de um material ferromagnético envolto em um enrolamento e o anel comutador. Este enrolamento suporta uma alta corrente em comparação ao enrolamento de campo e é o circuito responsável por transportar a energia proveniente da fonte de energia.
ANEL COMUTADOR Responsável por realizar a inversão adequada do sentido das correntes que circulam no enrolamento de armadura, constituído de um anel de material condutor, segmentado