ATPS
ETAPA 3 – Chaves de partida de motores elétricos
PASSO 1 – Fazer uma pesquisa sob o tema “chaves de partida de motores elétricos” e produza um texto de, no máximo, duas páginas usando preferencialmente o seu livro-texto, mas não se limitando a ele.
PASSO 1 – Partida de Motores Elétricos
Quando um motor é colocado em funcionamento, a corrente exigida (da rede) é aumentada e pode, sobretudo se a seção do condutor de alimentação for insuficiente, provocar uma queda de tensão susceptível de afetar o funcionamento das cargas. Por vezes, esta queda de tensão é tal, que é perceptível nos aparelhos de iluminação.
Para evitar estes inconvenientes, os regulamentos de instalações de algumas concessionárias proíbem, acima de uma determinada potência, a utilização de motores com partida direta. Outros limitam-se a impor, em função da potência dos motores, a relação entre a corrente de partida e a corrente nominal.
O motor de rotor em curto-circuito é o único que pode ser ligado diretamente à rede, por intermédio de aparelhos simples.
Apenas as extremidades dos enrolamentos do estator estão disponíveis na placa de terminais. Uma vez que as características do rotor são determinadas. Uma vez que as características do rotor são determinadas pelo fabricante, os diversos processos de partida consistem essencialmente em fazer variar a tensão nos terminais do estator. Neste tipo de motor, com frequência constante, a redução do pico de corrente é acompanhada automaticamente de uma forteredução do conjugado.
Os motores são comandados através de chaves de partida, sendo que as mais empregadas são:
Direta
Direta com reversão
Estrela-triângulo
Compensadora
Suave
PASSO2 - (O que é partida direta? Quais as alternativas a esta técnica e quais a suas vantagens?)
Partida Direta e direta com reversão
- Acionamento de