Motores
MOTORES ELÉTRICOS
APRESENTAÇÃO
As máquinas elétricas rotativas perfazem a função de conversão de energia elétrica em mecânica, motores, ou, de energia mecânica em elétrica, geradores. Tal conversão é feita, como será apresentado a seguir, pela interação entre correntes elétricas e campos magnéticos. O princípio de funcionamento das máquinas elétricas está associado ao surgimento de forças de origem eletromagnética, que são produzidas pela interação dos campos magnéticos produzidos por dois tipos de enrolamentos, as bobinas. Uma bobina permanece fixa, representado o estator da máquina, e a outra gira solidária ao eixo da máquina, parte móvel ou rotor.
O setor industrial, que é responsável por cerca de 40% a 50% de toda a energia elétrica consumida no país, apresenta para o consumo de energia para o acionamento de motores elétricos da ordem de grandeza de 70% a 80% do total, isto é, os motores são responsáveis por cerca de 30 a 40 % da energia elétrica consumida no país. Tal consumo de energia evidência a grande importância do conhecimento, por parte dos engenheiros, deste tipo de equipamento.
Os motores trifásicos de indução representam cerca de 90% da potência dos motores fabricados.
CLASSIFICAÇÃO DAS MÁQUINAS ELÉTRICAS ROTATIVAS
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Uma primeira classificação das máquinas elétricas rotativas é feita pela transformação de energia que vão produzir: geradores e motores. Na primeira categoria englobam-se aquelas máquinas que convertem a energia mecânica recebida em seu eixo em energia elétrica. Na segunda categoria a máquina absorve energia elétrica que é convertida em energia mecânica. Uma segunda classificação é feita em função das características da tensão produzida pelo gerador ou suprida ao motor para seu acionamento, isto é: máquinas de corrente contínua e máquinas de corrente alternada. Estas últimas subdividem-se, ainda, em máquinas trifásicas e máquinas monofásicas.
As máquinas de corrente alternada subdividem-se ainda