Motores
A leitura do grau de dureza é feira direitamente num mostrador acoplado a maquina de ensaio, de acordo com uma escala predeterminada, adequada a faixa de dureza do material.
Os penetradores utilizados na maquina de ensaio de dureza Rockwell são do tipo esférico (esfera de aço temperado) ou cônico (cone de diamante com 120 graus de conicidade).
Passo 1: aproximar a superfície do corpo de prova do penetrador.
Passo 2: submeter o corpo de prova a uma pré-carga ( carga menor)
Passo 3: aplicar a carga maior ate o ponteiro parar.
Passo 4: Retirar a carga maior a fazer a leitura do valor indicado no mostrador, na escala apropriada.
Quando se utiliza o penetrador cônico de diamante, deve-se fazer a leitura do resultado na escala externa do mostrador, de cor preta. Ao se usar o penetrador esférico, faz-se a leitura do resultado na escala vermelha.
O valor indicado na escala do mostrador é o valor da dureza Rockwell.
Este valor corresponde a profundidade alcançada pelo penetrador, subtraídas a recuperação elástica do material, após a retirada da carga maior, e a profundidade decorrente da aplicação de pré-carga.
Em outras palavras: a profundidade de impressão produzida pela carga maior é a base de medida do ensaio Rockwell.
Nos ensaios de dureza rockwell.
Nos ensaios de dureza Rockwell normal utiliza normal utiliza-se uma pré-carga de 10 Kgf e a carga maior pode ser de 60, 100 ou 150 kg.
Nos ensaios de dureza Rockwell superficial a pré-carga é de 3kgf e a carga maior pode ser de 15, 30 ou 45 kgf.
Estas escalas não tem relação entre si. Por isso, não faz sentido comparar a dureza de materiais submetidos a ensaio de dureza Rockwell utilizando escalas diferentes. Ou seja, um material ensaiado numa escala so pode ser