*Motores e suas aplicações
Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a impelir movimento a uma máquina ou veículo. Em contraste, existem os chamadosgeradores.
O termo motor, no contexto da fisiologia, pode se referir aos músculos e a habilidade demovimento muscular, como em Coordenação Motora.
No contexto da informática, em Portugal, o termo motor é muito utilizado em denominações de várias tecnologias computacionais – como em "motor de busca", "motor de jogos", entre outros.
Desde os primórdios, a humanidade utiliza fontes motoras para obter trabalho. Os primeiros motores utilizavam força humana, tração animal, correntes de água, o vento, e o vapor.
Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica emmecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
A tarefa reversa, aquela de converter o movimento mecânico na energia elétrica, é realizada por um gerador ou por um dínamo. Em muitos casos os dois dispositivos diferem somente em sua aplicação e detalhes menores de construção. Os motores de tração usados em locomotivas executam frequentemente ambas as tarefas se a locomotiva for equipada com os freios dinâmicos. Normalmente também esta aplicação se dá a caminhões fora de estrada, chamados eletrodíesel.
Motores 2 Tempos
Motores 2 tempos não têm válvulas de admissão e escape nem comando de válvulas, o que simplifica sua construção e reduz seu peso. Motores dois tempos têm uma explosão a cada giro, enquanto que nos motores quatro tempos a combustão ocorre um giro sim, um giro não. Isso dá um ganho significativo de potência aos motores dois tempos. Motores dois tempos podem funcionar em qualquer direção, por isso a sua