motores a combustão de 2 e 4 tempos
Pontos Mortos e Curso: Durante seu movimento no interior do cilindro, o pistão atinge dois pontos extremos que são o Ponto Morto Alto (PMA) e o Ponto Morto Baixo (PMB). A distancia entre os dois pontos mortos chama-se Curso.
1. FUNCIONAMENTO DO MOTOR A QUATRO TEMPOS
O motor a pistão não parte por si só. É preciso girá-lo algumas vezes até ocorrer a primeira combustão no cilindro. O funcionamento do motor ocorre através da repetição de ciclos. Um ciclo é formado pela seqüência de quatro etapas denominadas tempos, durante os quais ocorrem as chamadas seis fases.
2. Primeiro Tempo: ADMISSÃO
O primeiro tempo chama-se “admissão” e corresponde ao movimento do pistão do PMA (Ponto Morto Alto) para o PMB
(Ponto Morto Baixo) com a válvula de admissão aberta. Nesse tempo, ocorre a primeira fase, que chama-se também
“admissão”, porque o pistão aspira a mistura de ar e combustível para dentro do cilindro. Quando o pistão chega ao PMB, a válvula de admissão fecha-se, e a mistura fica presa dentro do cilindro. O mecanismo que abre e fecha as válvulas chama-se sistema de comando de válvulas!
3. Segundo Tempo: COMPRESSÃO
O segundo tempo chama-se “compressão”, e corresponde ao movimento do pistão PMB para o PMA com as duas válvulas fechadas. Nesse tempo, ocorre a segunda fase, que também chama-se “compressão”, porque o pistão comprime a mistura de ar e combustível que ficou presa dentro do cilindro. À primeira vista, a compressão parece ser um desperdício de trabalho, mas sem a mesma, a combustão produziria pouca potência mecânica e a energia do combustível perder-se-ia sob forma de calor.
4. Terceiro Tempo: TEMPO MOTOR
Antes do 3º tempo, ocorre a terceira fase, denominada
“ignição”, quando a vela produz uma faísca, dando início à 4ª fase, que é a “combustão”. O terceiro tempo (Tempo Motor), corresponde à descida do pistão do PMA para o PMB, provocada pela forte pressão dos gases queimados que se expandem. Essa é a