Motores Trif Sicos
Introdução
Neste trabalho, irei abordar sobre conjugado de motores trifásicos, como tipos, características entre outros. Ao lado um exemplo de motor trifásico
Pequena introdução sobre motores trifásicos
Tipos de motores trifásicos
Motores Síncronos
Motores Assíncronos
Motores Síncronos
Os motores síncronos são motores de velocidade constante e proporcional a freqüência de rede. Os pólos do rotor seguem o campo girante imposto ao estator pela rede trifásica. Assim a velocidade do rotor é a mesma do campo girante. Basicamente o motor síncrono é composto por:
Enrolamento estatórico trifásico (responsável pela produção do campo girante)
Rotor bobinado (pólos salientes ou de pólos lisos)
Motores Assíncronos
Os motores Assíncronos ou de indução, por serem robustos e mais baratos, são os motores mais largamente empregados na indústria. Nestes motores, o campo girante tem a velocidade síncrona, como nas máquinas síncronas. Teoricamente, para o motor girando em vazio e sem perdas, o rotor teria também a velocidade síncrona. Entretanto ao ser aplicado o conjugado externo ao motor, o seu rotor diminuirá a velocidade na justa proporção necessária para que a corrente induzida pela diferença de rotação entre o campo girante (síncrono) e o rotor, passe a produzir um conjugado eletromagnético igual e oposto ao conjugado externamente aplicado.
Desenvolvimento
Conjugado
O conjugado, também chamado de torque ou binário, é a medida do esforço necessário para girar o eixo. Para medir o esforço necessário para fazer girar o eixo não basta definir a força empregada, é preciso também dizer a que distancia do eixo a força é aplicada. O esforço é medido pelo conjugado, que é o produto da força pela distância.
A unidade utilizada para o conjugado no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Newton. Metro (N.m)
Exemplo: deseja-se levantar um peso por um processo semelhante ao usado em poços, onde, a força F que é preciso aplicar à