Motores termodinâmicos
CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO
[pic]
MATHEUS MONTANINI BREVE
APS DE FÍSICA
MOTORES TERMODINÂMICOS
CORNÉLIO PROCÓPIO
19/10/10
MOTORES TERMODINÂMICOS
• DEFINIÇÃO
Motor de combustão interna - é uma máquina térmica, que transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica. O processo de conversão se dá através de ciclos termodinâmicos que envolvem expansão, compressão e mudança de temperatura de gases.
• EXEMPLOS
o CICLO DE OTTO O Ciclo de Otto é um ciclo termodinâmico, que idealiza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição por faísca. Foi implementado com sucesso pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto em1876. Motores equipam a maioria dos automóveis de passeio atualmente.
ESQUEMA FUNCIONAMENTO MOTOR QUATRO TEMPOS
o USINAS DE ENERGIA SOLAR • Podemos considerar as usinas produtoras de energia que utilizam a luz do sol para obtê-la como um motor termodinâmico já que utiliza energia proveniente de uma reação química (aquecimento da água) o ETAPAS ▪ Aquecimento da Caldeira – Ativação do Motor a Vapor
• TURBINAS À GÁS - Referência a um conjunto de três equipamentos: compressor, câmara de combustão e turbina propriamente dita. Esta configuração forma um ciclo termodinâmico a gás, cujo modelo ideal denomina-se Ciclo Brayton.
-O combustível em si pode ser gasoso, como gás natural, gás liquefeito de petróleo (GLP), gás de síntese ou líquido, como querosene, óleo diesel e até mesmo óleos mais pesados.
- MOTOR A VAPOR
O motor a vapor, que é chamado de máquina a vapor costumeiramente refere-se também a turbina a vapor outro tipo de máquina térmica que exploram a pressão do vapor. Todas as máquinas térmicas funcionam baseadas no princípio de que o