motor a combustão
Em 1769, o primeiro automóvel de estrada inventado foi um tractor projectado por um engenheiro e mecânico francês chamado Nicolas Joseph Cugnot (1725-1804). Cugnot usou um motor a vapor para fornecer energia ao seu veículo de três rodas, o qual era usado pelo exército francês para mover artilharia a uma velocidade estonteante de 4km/h. A cada 10 ou 15 minutos o veículo era obrigado a parar para acumular vapor. O motor a vapor e a fornalha estavam posicionados na frente do veículo. Em 1770, Cugnot construiu um triciclo que transportava quatro passageiros.
Em 1771, Cugnot bateu com um dos seus veículos contra uma parede, fazendo com que fosse a primeira pessoa a ter um acidente com um veículo motorizado. Alguns anos mais tarde um dos seus financiadores faleceu e o outro foi exilado, levando a que as suas experiências fossem abandonadas devido à falta de dinheiro.
Com isto, Cugnot poderá ter sido o inventor do primeiro veículo completamente autopropulsor, se tivermos em conta que os veículos movidos com motores a vapor eram considerados automóveis.
Os motores a vapor não foram os únicos a ser utilizados nos primeiros automóveis. Veículos com motores eléctricos também foram inventados. Entre 1832 e 1839, Robert Anderson, da Escócia, inventou o primeiro coche eléctrico. Fazia uso de baterias recarregáveis e um pequeno motor eléctrico para fornecer energia às rodas. Contudo, o inventor do primeiro veículo eléctrico é desconhecido e o título é atribuído a vários inventores.
Nos finais do século XIX, a França e a Grã-Bretanha foram as primeiras nações a apoiar o suporte alargado de veículos eléctricos.
Em 1897, a