motor trifásico de rotor bobinado
Objetivo
01
Introdução
02
Como é construído o motor de Indução Trifásica
03
Princípio de Funcionamento
04
Desenvolvimento
06
Preocupações Iniciais
06
Lista de Materiais
07
Procedimento de montagem
08
Memorial de Calculo
12
Gráfico Fator de Potência X Velocidade [RPM]
15
Gráfico Fator de Potência X Corrente [A]
16
Gráfico Fator de Corrente [A] X Velocidade [RPM]
17
Escorregamento
18
Conclusão
19
Bibliografia
20
Objetivo:
Este experimento tem como principal objetivo verificar e analisar as propriedades de um motor trifásico de rotor bobinado. Realizar a ligação dos terminais e efetuar medições de tensão, corrente e rotação.
Com este ensaio poderemos observar e verificar o comportamento do motor de indução trifásica com o rotor bobinado em operação desde o momento da partida sem carga até atingir a sua carga nominal.
Para que se possa realizar a análise nas mudanças do comportamento do motor sem carga e com carga nominal será necessário, durante o ensaio, realizar medições de algumas grandezas como: a corrente, tensão, potência ativa e velocidade em (RPM) e a partir do levantamento dessas grandezas poderemos derivar para outras como: potência aparente e fator de potência.
Introdução
Atualmente as máquinas que conhecemos não conseguem produzir energia, porém convertem os diversos tipos de energia existentes. O motor elétrico tem como sua principal finalidade converter energia elétrica em energia mecânica. O funcionamento dos motores elétricos baseia-se nos conceitos básicos do eletromagnetismo.
Sendo assim, com base no princípio de eletromagnetismo podemos definir que os condutores situados num campo magnético quando são atravessados por corrente elétrica sofrem uma ação de uma força mecânica, onde podemos definir está força como torque. Atualmente no mercado existem diversos tipos de motores elétricos, porém os principais tipos de motores são