MOTOR PLANAR
Nome: Taylana Medeiros da Cunha
Matrícula: 201201233801
Disciplina: Máquinas e Acionamentos Elétricos
Professor: Aílton
Rio de Janeiro, 19 de junho de 2015
Motor Planar/Motor Linear
Um motor planar (linear) ou motor Sawyer é um tipo de motor elétrico linear com um forcer capaz de se mover em duas dimensões, montando em um estator que é um grande plano - ou quase plano -. Motores Lineares têm sido usados em estágios de posicionamento e plotters. Esta classe de motores foi nomeada por Bruce Sawyer, que o inventou em 1968. Porém o Primeiro Motor Linear de Indução foi patenteado em 1890.
O motor linear nada mais é do que uma massa com propriedades magnéticas, que é atraída ou repelida por outra e restringida a andar em trilhos.
Conceito
F = q v ^ B /
F = B ^ il
Desenvolvimento de um motor linear a partir de um motor rotativo
Motores Lineares em Máquinas-Ferramenta
Para fazer o motor linear mover-se, basta excitarmos o estator desenrolado da mesma forma que fazíamos quando este se apresentava em disposição circular: alternando os pólos e buscando um alinhamento de opostos entre a parte móvel e fixa. Quanto mais rápido alternarmos os pólos, mais veloz será o nosso motor.
A perfeita combinação de freqüência de chaveamento e corrente produzirá um campo magnético capaz de assegurar acurácia e velocidade. Para tal, sempre em combinação com um motor linear, deverá vir um conversor estático CA-CC ou CA-CA, dependendo da tecnologia do motor, assim como fazemos hoje com servomotores síncronos.
Em máquinas-ferramenta, o modelo de motor linear mais usado é o de indução. Neste motor, a parte móvel é chamada de primário e construtivamente é análoga ao estator. O outro pólo magnético forte é chamado de secundário. O secundário é uma única peça ou sequência de peças, com núcleo de imãs permanentes e acessórios para sua fixação à máquina.
A disponibilidade comercial do secundário está em setores de 200, 300 ou 500 mm, ou até de outras