Diferenças e semelhanças entre gestalt psicanalise e humanismo
INTRODUÇÃO: Estudos que utilizam as técnicas de PET, SPECT e ressonância magnética funcional têm permitido o mapeamento dos circuitos cerebrais ativados durante diversas tarefas cognitivas. O campo da memória declarativa tem sido um dos mais intensamente estudados. No presente estudo, usa-se a técnica de mapeamento do fluxo sanguíneo cerebral regional (FSCr) por SPECT para investigar mudanças na atividade cerebral durante uma tarefa de memória episódica, em voluntários idosos sadios (n=15).
MÉTODOS: Duas avaliações de SPECT foram realizadas na mesma sessão, usando a técnica de dose dividida do traçador 99 m-Tc-HMPAO. Medidas de FSCr foram registradas durante uma tarefa de reconhecimento de material verbal previamente aprendido e durante uma tarefa-controle mais simples. Comparações de FSCr foram realizadas automaticamente, utilizando o programa Statistical Parametric Mapping (SPM).
RESULTADOS: Observou-se aumento de FSCr durante a tarefa de memória em várias regiões cerebrais, incluindo: córtex pré-frontal lateral bilateralmente (mais acentuadamente à esquerda); porções posteriores e mediais de córtex parieto-occipital à esquerda; hemisférios cerebelares bilateralmente; e córtex temporal lateral bilateralmente (p<0,001, não corrigido para comparações múltiplas). Foram observados também focos inesperados de diminuição de FSCr em cíngulo posterior direito, córtex orbito frontal esquerdo, córtex temporal inferior direito e vermes cerebelar esquerdo (p<0,05, corrigido para comparações múltiplas).
CONCLUSÃO: Esses resultados sugerem que circuitos neuronais multifocais são engajados durante memória de reconhecimento e replicam localizações cerebrais descritas anteriormente na literatura. O uso desse protocolo em pacientes com transtornos neuropsiquiátricos poderá permitir a investigação de anormalidades cerebrais subjacentes aos déficits de memória presentes