motor eletrico simples
Professor: Guilherme C. Destro
• Introdução:
Um motor de corrente contínua converte energia elétrica em energia mecânica, como qualquer motor, mas tem uma característica que o individualiza: deve ser alimentado com tensão contínua.
• Classificação dos motores de corrente contínua:
São motores de custo elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua.
Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação.
• Funcionamento e Constituição do motor de corrente contínua:
O motor CC é constituído por circuito indutor, circuito induzido e circuito magnético.
Sendo constituído por elementos fixos e moveis, da-se o nome de estator a parte fixa do motor e o nome rotor a parte móvel do mesmo. No caso do motor CC o circuito indutor encontra – se no estator e o circuito induzido no rotor.
• As partes principais da máquina CC:
• Aspectos
Construtivos do motor CC:
O motor de corrente contínua é composto de duas estruturas magnéticas:
· Estator (enrolamento de campo ou ímã permanente); · Rotor (enrolamento de armadura);
Estator:
Estator é a parte de um motor ou gerador elétrico que se mantém fixo à carcaça e tem por função conduzir o fluxo magnético, nos motores para rotacionar e nos geradores para transformar a energia cinética do induzido.
Rotor:
Rotor é tudo que gira em torno de seu próprio eixo produzindo movimentos de rotação. Qualquer máquina rotativa, como turbinas, compressores, redutores, entre outros, possuem eixos rotativos apoiados em mancais de deslizamento, rolamento ou magnéticos.
Comutador:
Responsável por realizar a inversão adequada do sentido das correntes que circulam no enrolamento de armadura,