Motor de carro- Máquinas térmicas
Um ótimo exemplo de máquinas térmicas são os motores de carros. Um dos meios de transporte mais utilizado no mundo moderno é o veículo automotor. Acredita-se que essa fascinante máquina tenha surgido ainda no século XVII, na China. Os primeiros carros inventados eram movidos a vapor, hoje temos motores movidos a combustíveis fósseis, eletricidade, energia solar, entre outros.
O motor de um carro é a fonte quente, local onde ocorre a queima do combustível, que fornece o calor. Dessa fonte térmica é retirada, a cada ciclo, uma quantidade de calor. Parte deste calor é convertida em trabalho mecânico útil (energia útil), fazendo o carro se mover. A outra parte do calor que não é aproveitada é rejeitada para a atmosfera, fonte fria, por meio do escapamento. Dentro do motor existe um mecanismo chamado cilindro, dentro dele estão posicionados: vela, bico injetor de combustível e pistão.
A vela é responsável por gerar faíscas dentro do cilindro e dar ignição no combustível liberado pelo bico injetor. Esse processo gera uma explosão dentro do cilindro, com energia suficiente para colocar o pistão em movimento. O pistão, por sua vez, provoca, através de um sistema de engrenagens, a rotação do eixo do motor.
Etapas da combustão dentro do cilindro
De toda a energia gerada pela explosão, apenas 30% é convertida em energia mecânica, e a grande parte dessa energia é dissipada na forma de calor, gerando o aquecimento do motor. Outra parte da energia é utilizada no sistema de refrigeração da água do radiador.
A energia mecânica gerada pelo motor é reaproveitada pelo alternador, que é convertida em energia elétrica, suficiente para dar continuidade ao ciclo de combustão e para o funcionamento de toda a parte elétrica do veículo.
Sabemos que existem 4 tipos de motores de carros, são eles:
-Motor vertical;
-Motor em V;
-Motor em W;
-Motor Boxer.
Explicando cada um dos motores:
O motor vertical é o tipo de motor mais usado nos carros, é